HISTÓRIA DA OSPREY

 

Desde que a Osprey foi fundada em 1974, cada produto com o nome Osprey passou pelas mãos do proprietário e fundador Mike Pfotenhauer. Cuidando meticulosamente de toda a concepção e características dos produtos. Mike tem sido o fio inquebrável que faz a Osprey uma empresa como nenhuma outra.

 

 

Mike se lembra da mochila que usava enquanto jovem em seu estado natal de Oregon -EUA com seu pai e irmãos; uma mochila com um ajuste horrível. Com a ajuda de sua mãe, ele aprendeu a costurar e criou sua primeira mochila, aos 16 anos.

 

 

Como um jovem empreendedor em Santa Cruz, Califórnia; Mike abriu uma loja de varejo na frente de sua casa alugada, onde mochileiros e viajantes – que surgiam da boca a boca – vinham a pedido dessas mochilas personalizadas, equipadas e feitas sob encomenda. Cada uma delas era construída por Mike ao longo de vários dias. Para estes viajantes ávidos, as mochilas eram lendárias e valia a pena esperar.

 

 

Por volta de 1987, Myke começou a vender Osprey por atacado e delegou grande parte da costura para sete ou oito funcionários, enquanto ele se concentrava no design. Como a demanda para as mochilas era grande, Mike e sua parceira de negócios/esposa Diane Wren encontraram em Dolores - Colorado, uma fábrica de Gore-Tex que estava fechando e lá continuaram as produções. Logo depois, eles alugaram um prédio de 8.000m² - que fora originalmente construído na década de 1920.

Em 1994, mudaram a sede de produção para a cidade de Cortez, também no Colorado.Em 2000, a fabricação nos EUA tornou-se cada vez mais desafiadora. Com as fábricas de tecidos fechando, tornou-se difícil encontrar material terceirizado de qualidade. Além disso,

 

os concorrentes da Osprey haviam mudado sua fabricação para o exterior, na intenção de reduzir custos e preços dos produtos. Como a Osprey assinou com distribuidores em todo o mundo, a empresa estava perdendo prazos e oportunidades de negócios. Mover a fabricação para o exterior era fundamental para a sobrevivência da empresa. Em 2002 começam a mudança de fabricação para o Vietnã.

Mike viajava sempre ao Vietnã para assegurar que suas mochilas estavam sendo construídas com o máximo de qualidade e de acordo com suas especificações de projeto.

Em 2003, Mike e Diane mudaram-se com sua família para Ho Chi Minh City, Vietnã, e criaram um centro de design em que Mike conseguia acompanhar a pouca distância a produção. Com a intenção de viver lá por dois anos, eles ficaram por quatro anos. Mike lembra: " Nós visitávamos as fábricas quase que diariamente para nos certificar de que a produção estava funcionando perfeitamente e que nossos projetos foram produzidos com precisão e fidelidade”. Mike contratou um designer vietnamita para criar os protótipos e amostras e contratou outro local para gerir a garantia de qualidade.

 

Atualmente a Osprey produz mochilas para trekking, hiking, escalada, ciclismo, corrida de montanha, ski, snowboard, viagem, urbana e infantis; além da ampla variedade de acessórios para as mesmas categorias esportivas.

Com tecnologias avançadas em sua matéria prima e design, a Osprey é mundialmente conhecida como uma das marcas de produtos para aventura mais leve do mundo.

 

ORIGEM DO NOME: Osprey é uma águia pescadora migratória e originária do hemisfério norte. Esta espécie simplesmente viaja pelas Américas, fugindo todos os anos do inverno da América do Norte deslocando-se para regiões diversas da América do Sul, incluindo o Brasil.

O nome foi escolhido porque Myke ficou impressionado com a águia e na época a mesma sofria ameaça de extinção. “ Se a águia sobreviver a esses tempos difíceis, assim minha marca também sobrevivera”

 

No final de 2013 a empresa Bronet do Brasil fez a primeira importação da marca para o Brasil.

 

www.ospreypacks.com.br

www.instagram.com/ospreybrasil/

www.facebook.com/ospreypacksbrasil/

www.youtube.com/channel/UC_IRbPN2vzt1pPLnO84L_bQ