• Monica Morais

FILMES PARA QUEM CURTE AVENTURA

Gostamos de desligar a TV ou fechar o livro e sair de casa para explorar. Seja em um trekking, hiking, MTB, cicloviagem, pedal em estrada, escalada, corrida de montanha, canoagem e muitos outros esportes ao ar livre. Mas sempre tem aquele final de semana ou feriado, que a previsão do tempo não ajuda e precisamos ficar em casa; e até mesmo quando o tempo está bom, mas diversificamos nossa agenda para muitas outras coisas.

Difícil imaginar alguém que não goste de assistir a filmes, porque tem para todos os gostos: ficção científica, romance, comédia, animação, drama, fantasia, musical, suspense, terror, ação e então vem documentário….aventura… ATENÇÃO! Estamos chegando onde queremos. Documentário…Aventura...? Mas são outros tipos aventuras, é o que podemos chamar de Filmes Outdoor. Filme outdoor não está oficialmente na lista de gêneros cinematográficos, normalmente ficam no gênero documentário ou generalizado em aventura, a maioria são curta-metragens (filmes com até 30 minutos de duração). Então, vou aqui separar em dois tipos: Filme Outdoor Clássico (principal), onde em sua maioria são documentários com base ou não em fatos reais; e com durações entre 30 a 120 minutos (apelido carinhoso, raiz) costumam mostrar verdadeiramente os esportes e Outdoor Popular (secundário), que pode até ter como base em uma história real, mas tem todo aquele estilo Hollywoodiano, as vezes, seguindo o propósito do roteiro da Jornada do Herói, quando não também entrelaçada com comédia, ficção ou até mesmo suspense; com duração aprox. 120min. (apelido carinhoso, Blockbuster). Bem, se apareceu uma árvore no filme eu coloquei nessa lista de filmes outdoor. BRINCADEIRA! Seguindo o viés de aventura ou estar ao ar livre ou viajando pelo mundo, aqui está uma lista que constantemente é atualizada com mais títulos. Lembrou de algum? Fala aqui para a gente adicionar.

LISTA SITE clique aqui filmow.com

Clique para > direita < esquerda para ver os pôsteres selecionados


Tem alguns outros sites de cinema que oferecem a possibilidade de criar listas, mas o Filmow tem muitos títulos antigos e você pode contribuir também. Tem o aplicativo, mas não funciona bem.

Crie uma conta e seguindo essa lista, marque os que deseja assistir e pronto! Você não vai esquecer; e olha que tem filme, hein! Onde assistir? A maioria desses filmes estão disponíveis em Streaming pago e/ou gratuito. Quer compartilhar seus filmes seus filmes favoritos nos Stories das suas redes sociais? 1.Faça um print ou baixe nesse link o template 2. Suba a imagem nos Stories 3. Na parte superior clique no ícone Aa para escrever e posicionar sua resposta e no rosto quadrado para escolher o emoji ou gif 4. Compartilhe.





Ah! Falando ainda desse universo que amamos, você já ouviu falar dos festivais e premiações para esses filmes? SÃO PAULO - ROCKY SPIRIT desde 2016. MÊS AGOSTO. Traz lançamentos mundiais e também novas produções nacionais.


VÁRIOS ESTADOS - FREEMAN FILM FESTIVAL desde 2018 no Brasil. ORIGEM MÉXICO desde 2010. Exibe as produções mais prestigiadas mundialmente e também novas produções nacionais.

Além desses dois acima, os eventos de abertura e encerramento de montanha fazem exibições de filmes outdoor.

CANADÁ - Banff Mountain Film Festival desde 1976. MÊS OUTUBRO. Atualmente, o evento tem a duração de uma semana e envolve a competição de filmes internacionais.


INGLATERRA - Kendall Mountain Film desde 1980. MÊS NOVEMBRO. Reúne milhares de filmes de todo o mundo para compartilhar as melhores histórias do mundo da aventura.


VÁRIOS PAÍSES - Reel Rock film Tour. ORIGEM EUA. Desde 2005. Apresenta estreias dos melhores novos filmes de escalada para comunidades em todo o mundo, com 500 locais em 40 países.


EUA - Mountain Film Desde 1979. MÊS MAIO. Mountain film usa o poder do cinema, arte e idéias para inspirar o público a criar um mundo melhor.

ESPANHA – MENDI FILM FESTIVAL desde 2007. MÊS DEZEMBRO. Exibição de quase uma centena de filmes de vários países. INTERNATIONAL ALIANCE FOR MOUNTAIN FILM Além desses cinco acima, outros países fazem exibições e premiações de filmes outdoor, sendo esses os mais famosos. Matéria: Monica Morais Direitos reservados Osprey Brasil PÓS-CRÉDITOS: A Osprey Brasil apoiou três filmes nacionais: Highlands - 2017 - dir. Guilherme Cavallari Uma aventura como ela é - 2018 - dir. Beatriz Carvalho e Edinho Ramon A Trilha - 2019 - dir. Beatriz Carvalho e Edinho Ramon


+ apoiamos a pós-produção do filme: Sob as Estrelas, Diário de Bordo -2019- dir. Camila Caggiano A Osprey EUA produziu sete filmes (em breve disponíveis com legendas em português) Equal Footing, 2015 dir. Dan Holz e Eric Elofson Wild Owyhee2017 dir. Dan Holz, Evan Kay, James Q Martin Golden 2019 dir. Dan Holz

Chiloe 2019 dir. Dan Holz Chu Bien 2019 dir. Dan Holz The Mentor 2019 dir. Dan Holz e Paul Lebel

Omelette Guy 2019 dir. Dan Holz DAN HOLZ - é um fotógrafo e cineasta americano, premiado por seus filmes sobre esportes ao ar livre e aventura. Seu trabalho é inspirador e motivado por curiosidade insaciável pelas maravilhas naturais e culturais do mundo. danholzphotography.com Super pós-créditos FREEMANTV é um streamming de filmes outdoor que ainda não tem versão brasileira, mas o idioma é espanhol

#filme #filmeaventura #filmeoutdoor #filmetrilha #filmemontanha #filmeescalada

369 visualizações