COMO CUIDAR DA SUA MOCHILA DE TRILHAS E MALA DE VIAGENS

Durante a viagem é normal a mochila ou mala ficar bem suja, mas o seu cuidado após a viagem vai faze-la durar muito tempo, além de claro, ficar com aspecto mais  conservado. 

Os cuidados que temos com os equipamentos, diz muito sobre nossa personalidade e a importância que é precedida muitas vezes por meio do conhecimento. 

Os equipamentos sintéticos possuem vida útil e para prolongar o tempo do seu equipamento, além de limpa-lo bem, guarde em local fresco e longe de umidade. Lembre-se! Equipamento parado não prolonga a vida dele, pelo contrário. Se não conseguir utiliza-lo com frequência, ao menos retire-o do local armazenado sempre que for possível e siga as dicas a seguir: 

MOCHILA/MALAS – MANUTENÇÃO PADRÃO

  • Depois de cada viagem, certifique-se de limpar a sua mochila completamente.
  • Use sabão neutro, água morna e uma escova macia para limpar os zíperes com frequência para evitar que falhem.
  • Se a sua mochila estiver molhada, pendure-a para secar em área coberta e ventilada.
  • Lave sua mochila se estiver com muita sujeira e/ou suor.
  • Lave sua mochila sempre que voltar de qualquer atividade em praia.
  • Nunca guarde sua mochila com itens dentro dela.

LAVANDO SUA MOCHILA

  1. Remova os equipamentos e comida e escove para fora a sujeira ou itens derramados.
  2. Não lave na máquina de lavar roupa. Limpe sua mochila e componentes em um balde ou uma pia grande usando sabão neutro suave e água morna.
  3. Agite a mochila suavemente e esfregue dentro e fora todo o compartimento e bolsos com uma escova macia.
  4. Escove e limpe cada cantinho, inclusive as fivelas.
  5. Enxague cuidadosamente a mochila com água fresca e limpa.
  6. Deixe secar ao ar livre ou em uma área bem ventilada, fora da luz solar direta.

LAVANDO SUA MALA DE VIAGEM

  1. Depois de cada viagem remova todos os equipamentos, roupas, alimentos e escove para fora a sujeira ou itens derramados.
  2. Use sabão neutro, água morna e uma escova macia para limpar zíperes frequentemente; evitará que falhem.
  3. Limpe o exterior do chassi e esfregue as manchas no tecido da mala usando água morna, detergente suave e uma escova macia ou esponja. (Não mergulhe em balde ou qualquer outro lugar as malas de viagens que possuam rodas e estrutura)
  4. Use uma toalha molhada (não emborrachada) com água limpa para remover qualquer resíduo de sabão.
  5. Deixe secar ao ar livre ou em uma área bem ventilada, fora da luz solar direta.

LIMPANDO ZÍPERES e ILHÓES

A oxidação (zinabre) acontecerá principalmente quando a mochila for utilizada ou armazenada em local onde exista maresia, mas também poderá acontecer por falta de manutenção e limpeza.

DICA 1: utilizando uma escova, lave o zíper com uma mistura de água morna e sabão neutro, enxague e deixe secar à sombra. 

DICA 2: utilizando uma escova de dentes, esfregue com um pouco de vinagre branco, enxague e deixe secar à sombra.

DICA 3:  dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio* em meio copo de água, aplique sobre o local e deixe agir por cerca de três minutos, use uma escova de cerdas macias para escovar o local sem muita força. *Leia as instruções do produto.

DICA 4: com muito cuidado indicamos que limpe o zíper e a corrediça com Isopropanol* 99,8% utilizando uma escova pequena ou cotonete, depois passe um pano úmido com água para tirar todo o produto ou enxague dependo do tamanho do zíper, por fim deixe secar à sombra.  * Leia as instruções do produto.

Recomendamos que use lubrificante feito para zíperes. Existem vários produtos, como silicone ou cera, são feitos especialmente para zíperes. Você pode compra-lo na internet em lojas de multiprodutos ou lojas esportivas e seguir as instruções de utilização.

 

GUARDARDANDO EQUIPAMENTOS DE AVENTURAS

Seu equipamento também é um item de segurança, afinal, quando você viaja você deposita confiança nele para te ajudar no que for preciso, por isso ele precisa ser guardado com todo o cuidado em um ótimo espaço da casa. Se morar em um local muito pequeno, faça o possível para achar o melhor local para guarda-lo; longe de umidade, poeira, etc.

Existem dois grandes inimigos dos equipamentos para esportes ao ar livre

  • A ÚMIDADE, por isso, deve-se guardar tudo bem seco e em locais sem umidade também.
  • FALTA DE UTILIZAÇÃO, pode acarretar na decomposição do tecido e/ou ressecamento. Por isso, mesmo que não tenha viagens programas, tenha o hábito de tirar seus equipamentos dos locais de armazenando e fazer pequenas utilizações e manutenções.

NUNCA guarde equipamento de aventura em qualquer lugar, garagens e lavanderias são inimigas, porque pode vazar líquidos químicos de algum recipiente e danificar permanentemente seu equipamento. ERRO: Deixar a mochila ou saco estanque guardados com coisas dentro deles. Isso vai estimular proliferação de micro-organismos que vão danificar a camada interna da mochila (descamação, mofo, etc.

 

 

 

 

5/5
Carrinho de compras